Manutenção

Armários, portas e tampos:
Limpe o exterior dos armários com um pano macio, sem fiapos. Você pode umedecer o pano limpo ligeiramente com água morna. Limpe uma área pequena de cada vez, secando imediatamente. Recomenda-se umedecer o pano apenas o bastante para fazer a poeira aderir-lhe. O pano não deve estar úmido ao ponto de molhar o armário. Se acumular água na superfície do armário, o pano está úmido demais.

Pano de louça:
Evite usar pano de louça para limpar ou secar os armários. Ele pode conter restos de detergente ou de gordura. As melhores escolhas incluem uma camisa velha, fraldas, flanelas. O pano não deve ter nenhum fecho, botão, zíper ou emenda grossa que possa riscar as superfícies dos armários.

Não use panos que tenham bordas ou fios soltos. Estes podem prender em lascas nos encaixes entre as peças e acessórios. A limpeza com um pano seco é abrasiva e causará danos ao produto ao longo do tempo. Um pano seco não removerá realmente a poeira.

Para manchas resistentes, use um pano limpo umedecido com uma solução de sabão neutro, não alcalino e água. Seque completamente com um pano macio e lustre levemente, seguindo o sentindo da textura do padrão da poeira.

Espanador:
Não use espanador de pena porque ele moverá simplesmente a poeira ao redor, arremessando-a no ar. Os espanadores de pena não podem ser lavados, e uma lasca poderia riscar a superfície do armário se uma pena partisse. A poeira é um material abrasivo, assim, espanar sem freqüência, ou de maneira imprópria pode criar uma superfície gasta, fosca ao longo dos anos. A poeira pode acumular em trincas, rachaduras e em sulcos, fazendo o armário ter aspecto escuro e desagradável. Este acúmulo de poeira torna-se difícil de remover.

Produtos químicos:
Detergentes e limpadores instantâneos também não devem ser usados, pois são produtos químicos que podem danificar o acabamento do produto. Não permita que o produto de limpeza do forno toque em qualquer parte do armário.

Produtos abrasivos:
Não use na limpeza produtos abrasivos, pontiagudos, espátulas, tais como palha de aço, saponácio, etc.

Substâncias ácidas:
Não deixe no interior dos armários pacotes ou recipientes cujo conteúdo contenha sal ou qualquer outro tipo de produto volátil.

Vidros:
Não pulverize o líquido de limpeza de vidro duramente no vidro, pois ele pode entrar em contato e danificar os revestimentos dos armários, portas, tampos e os acabamentos dos puxadores e demais acessórios. Sempre pulverize um pouco do líquido de limpeza em um pano sem fiapos ou em uma toalha de papel, então limpe e enxugue o vidro.

Puxadores:
Para os puxadores, utilize somente um pano macio umedecido com água, não utilize nenhum produto de limpeza ou produto abrasivo.

Dobradiças:
Não deixe acumular poeira ou gordura sobre as dobradiças e corrediças, pois pode prejudicar o funcionamento destes produtos. Para limpá-las utilize um pano úmido e um sabão neutro. Em regiões litorâneas, lubrifique periodicamente as dobradiças com silicone líquido. Tenha cuidado! Não aplique este silicone sobre o revestimento do armário, pois pode manchá-lo.

Acessórios:
Para limpar os acessórios use sabão neutro e água morna. Sempre seque as junções das ferragens, superfícies e a área circunvizinha com um pano limpo e macio. Lustre os produtos com um pano limpo e seco.
Peças em aço inox e esmaltadas deverão ser limpas, tão somente, com um pano úmido e sabão neutro e, após, com produtos especiais para a limpeza destas peças.

Os acessórios que utilizam acabamento de superfície cromado estão sujeito a ocorrência de oxidação (ferrugem) em regiões litorâneas.
Seja cuidadoso ao escolher os produtos de limpeza. Sempre verifique as características do produto, a fim de identificar se é compatível com os móveis.

Comments are closed.