Limpeza de mármores e granitos

Limpeza de Mármores – Aprenda maneiras caseiras de limpar suas pedras de mármore sem gastar muito

Se o mármore da sua casa já está amarelado ou o granito manchado e quanto mais você esfrega pior fica, saiba que existe uma solução: você pode fazer uma restauração, em pedras já velhas, sem brilho e com manchas, através de uma máquina especial para deixá-las novinhas novamente. Lojas especializadas em pedras ornamentais podem fazer este serviço.

Mas se você acabou de comprar uma pedra (granito, ardósia, mármore…) e ela ainda não sofreu os danos do mau uso, é melhor você saber como limpá-las (com certeza, é mais barato), antes que precise gastar mais para isso. Se a pedra está manchada, provavelmente, foi porque você não usou os produtos certos. Alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool, sabão de coco, são proibidos! Além de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para sujeira se instalar.

Os saponáceos, por exemplo, que são usados para limpar e deixar branco, tiram a proteção do mármore. Sem essa camada protetora, a sujeira começa a acumular.

Anote truques para limpar pedras ornamentais
1- Pode parecer incrível, mas para limpar pedras ornamentais use somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Para limpar o chão, rodo com borracha envolvido por pano de chão. Ou ainda rodos com esponja. Veja nas fotos acima: limpe sempre com a esponja do lado liso, como na segunda foto.

2- Para que a durabilidade da pedra seja maior (Acredite! Com uma manutenção correta, a pedra pode durar 200 anos) passe um impermeabilizante nelas. Só que nada de passar ceras naturais e resina. “Este tipo de produto não permite que a troca de vapores do ambiente com a pedra”, alerta Neusângela. Lembre-se que pedras dilatam com mudanças de temperatura.

3- Existem produtos no mercado especiais para pedras. Ao cair qualquer líquido sobre ela, por estar impermeabilizada, não haverá absorção, portanto, nada de manchas. Recomenda que a pessoa enxugue a pedra, no máximo, até três horas. “O impermeabilizante dá um prazo para limpeza, mas não protege a pedra a ponto de não ter que limpá-la”, diz.

4- Depois de impermeabilizar, pode-se passar um cera especial para granito. Mas é especial, uma cera própria para a pedra. Como já foi dito acima: “Nada de passar ceras naturais e resina”.

5- Para limpar pedras com seixos rolados, muito usados em jardins e necessário que as coloca de molho na água, simplesmente, sem sabão.

6- A ardósia, no quesito limpeza, é a exceção das pedras. “Nossa, essa pedra é muito fácil de limpar e aceita qualquer produto, qualquer cera… Não mancha, adoro esta pedra. Pena que não é tão valorizada”, diz.

Comments are closed.